quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Planejando a Aula – O que se aprende

Unidade III - Atividade 2
Revolção Francesa

A. Em que série pode ser utilizado o texto escolhido?:
Na 2ª série do ensino médio.

B. Em quais disciplinas o filme pode ser explorado?
Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia e Filosofia.

C. Qual ou quais os conteúdos que você irá ministrar?
Revolução Francesa.

D. Qual ou quais os objetivos de aprendizagem a ser estudado com seus alunos?
-Identificar as relações de poder nos diversos períodos da História, confrontando suas interferências no processo de desenvolvimento das diferentes sociedades;
-Analisar as manifestações do pensamento político nas sociedades do passado e da contemporaneidade, percebendo que também faz parte de suas transformações como sujeito atuante no processo histórico.
E. Além do texto, que outros recursos podem ser usados?
Apresentar imagens no Labim através do Software Google Earth . Em seguida pesquisar em http://educação.uol.com.br/historia/ult1704u3.jhtm para ler o texto “A queda da Bastilha e o fim do regime abolicionista”
Fazer comentários no Blog da professora www.janeelizabette.blogspot.com
Apresentação de imagens visuais em Power point , após produção de texto individual e socialização na sala de aula
Recursos Materiais: Comunidade local, computadores com acesso a Internet, murais, vídeo.
Recursos Humanos: Professores e técnico do laboratório de informática
Formatando sua aula em Power Point ( inserir vídeo, imagem, link)
1. Série – 2ª Série do Ensino Médio
2 Disciplina – História
3 Professor- Jane Elizabette Falkowski Bakalarczyk
4 Texto escolhido – “A queda da Bastilha e o fim do regime abolicionista”
5 Conteúdo que irá ministrar – Revolução Francesa
6 Objetivos -Identificar as relações de poder nos diversos períodos da História, confrontando suas interferências no processo de desenvolvimento das diferentes sociedades;
-Analisar as manifestações do pensamento político nas sociedades do passado e da contemporaneidade, percebendo que também faz parte de suas transformações como sujeito atuante no processo histórico.


7 Questões a serem trabalhadas com os alunos para reflexão do conteúdo-
Como os personagens demonstraram o tema?
Como se manifestam os pensamentos políticos da época?
Como se dão as relações de poder na época?
Qual a influencia da Revolução Francesa nos dias atuais?




Este Plano de Aula oportuniza a utilização das TICs em sala de aula, muda a dinâmica de sala e motiva os alunos no sentido de produzir textos depois de conhecer através do Google Earth, os locais onde os fatos aconteceram.

2 comentários:

  1. Cara colega Jane, estive fazendo uma leitura e análise do quanto é valioso preparar, planejar uma aula de acordo sua colocação acima, digo, como o uso dessas ferramentas (TICs),Seria tão grandioso se nossos professores regentes trabalhassem dessa forma, sendo questionador em seu planejar, provocador de diferentes idéias e acima de tudo pudesse contar com essas ferramentas para enriquecer suas aulas, posso mencionar aqui as que citou acima(Apresentar imagens no Labim através do Software Google Earth . Em seguida pesquisar em http://educação.uol.com.br/historia/ult1704u3.jhtm para ler o texto “A queda da Bastilha e o fim do regime abolicionista”
    Fazer comentários no Blog da professora www.janeelizabette.blogspot.com
    Apresentação de imagens visuais em Power point , após produção de texto individual e socialização na sala de aula)são meios inovadores e dinamicos que certamente contribuem para um aprendizado atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Seu Blog está lindo, parabéns!
    Na medida em que nos aprofundamos no estudo das TIC é possível constatar as diversas formas de estar revolucionando as ferramentas pedagógicas tanto para o planejamento e execução de nossa prática, quanto a perspectiva do alunado em sentir-se abraçado pelo mundo do conhecimento. A sua reflexão e as suas apresentações neste blog é em exemplo dessa inovação.
    Abraço! Geni

    ResponderExcluir