terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das Tecnologias

Unidade IV – Atividade 1
Cursista: Jane Elizabette Falkowski Bakalarczyk
Tutora: Marilda Cruz Sales Vaz


Lendo Pedro Demo, encontramos algumas definições sobre o processo educacional que estamos vivendo, uma delas é que a escola utiliza a linguagem de Gutenberg, de 600 anos atrás e nosso aluno faz uso de linguagens de mp3, DVD, TV, internet, o que justifica a distância entre o interesse pela escola por parte de nossos alunos.
Usando computadores e internet em nossas atividades curriculares estaremos proporcionando aos nossos alunos uma linguagem que lhe é conhecida e com isso deixaremos de ser “encalhados no processo de ler, escrever e contar”. Isso provocará uma mudança em nossas práticas pedagógicas, estaremos utilizando a “linguagem situada”, ou seja, o aluno vai ler o que lhe interessa e não o que a escola quer que ele leia, ele vai ser um pesquisador e não um receptor de conteúdos predefinidos por um sistema. O aluno escreverá com mais prazer e o professor deixará de “dar aulas” prontas.
As novas tecnologias não entram na escola por si só, elas são levadas pelos professores que precisam ser reconstruídos, capacitados, formados para ter as competências exigidas nesta “nova” fase educacional. Este aspecto requer mais atenção pois para que tudo isso aconteça será necessário dar oportunidade ao educador que tem seu compromisso 200 dias por ano em sala de aula.
O sistema educacional precisa rever seu calendário letivo, definir estratégias para que o professor tenha incentivo a sua formação continuada sem que tenha que repor aulas e sem perder seu descanso anual e/ou semanal, afinal, a aprendizagem é o foco principal dos educadores e a escola deve deixar de ser um mundo estranho ao seu aluno.

Um comentário:

  1. OLá!!! Colega!!!

    Penso tambem que estamos em um processo educacional onde a tecnologia estar avançada e por isso que educadores precisam e devem incluir no processo ensino o uso das TICs para facilitar a aprendizagem.

    ResponderExcluir