segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto BLOG na sala de aula

Modulo IV – Atividade 3

Cursista: Jane Elizabette Falkowski Bakalarczyk
Tutora: Marilda Cruz Sales Vaz

As possibilidades educacionais encontradas nos blogs são infinitas, uma delas é a aproximação entre os alunos e os professores que trocam experiências em um plano mais descontraído e pode fazer com que o professor conheça quais assuntos mais interessam seus alunos.
Outro fator importante é a ponte que pode se estabelecer entre os próprios professores na troca de experiências de práticas pedagógicas, interagindo e selecionando o que podem trazer de bom para suas próprias práticas pedagógicas assim como a divulgação dos trabalhos e pesquisas dos professores e dos próprios alunos, facilitando em muito o trabalho de ambos sem citar os benefícios ambientais (economia de papel).
A utilização do blog pelo professor e seus alunos pode substituir o giz e o caderno, provocar o aluno a produzir textos, personalizar seu ambiente, acima de tudo construir seu conhecimento de forma dinâmica, moderna e significativa, ressaltando a característica da interatividade que é mais rápido que em um site convencional.
Enfim, o blog aproxima professores e alunos, os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro, se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno, permite maior reflexão sobre o conteúdo, mantém o professor atualizado, possibilita realização de atividades extra-classe. Outra funcionalidade do blog é divulgar os trabalhos doa alunos e professores e permite acompanhamento além de ensinar/aprender a linguagem digital.
Fonte:
http://profeanelise.blogspot.com/2008/08/importncia-dos-blogs-na-escola.html
http://www.rota83.com/a-importancia-dos-blogs-na-educacao.html

2 comentários:

  1. É verdade Jane, temos hoje diversas estratégias, basta que o professor utilize da melhor maneira. Para isso é necessário que o professor realize um planejamento coerente com o seu conteúdo a mídia.Gostei muito do seu texto ,pois também acredito que basta o professor utilizar as novas TICs nos seus planejamentos de aula

    ResponderExcluir
  2. Olá cara colega!

    A minha aprendizagem com este curso de tecnologias continua sendo significativa, devido aos conteúdos e informações que são trabalhados e tratados para colocar na minha prática pedagógica ou até mesmo em minha vida diária, tornando assim o meu trabalho mais interessante e prazeroso.
    Espero que o mesmo aconteça contigo.
    Abraços...

    ResponderExcluir